Notícias
Tradição e contemporaneidade: relembre o início da Mostra
Tradição e contemporaneidade: relembre o início da Mostra

Primeira edição aconteceu em novembro de 1999 e contou com 29 ações, entre teatro, música e muito mais

Consolidada ao longo de mais de duas décadas como um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil, entre linguagens como artes cênicas, artes visuais, música, literatura, tradição e audiovisual, a Mostra Sesc de Culturas teve a sua primeira edição realizada de 18 a 23 de novembro de 1999, na época com o nome Mostra Sesc Cariri de Teatro. Ao longo dos anos, a iniciativa passou por diversos processos de amadurecimento, sem nunca esquecer o seu propósito inicial de fazer uma conexão entre tradição e contemporaneidade, por meio da vivência e da troca de ideias e experiências entre o público e os artistas.

Se antes a Mostra acontecia apenas no Crato, no decorrer dos anos, ela passou a ser realizada por todos os municípios da região do Cariri. Em 2019, a Mostra ganhou novos territórios, alcançando também a região do Sertão Central, com a primeira edição da Mostra Sesc de Culturas nas cidades de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Ibaretama. Os municípios foram palco de diversas atrações, com vários atores da cadeia produtiva cultural.

Entretanto, desde a primeira edição, a Mostra Sesc de Culturas primou por uma programação diferenciada e de qualidade. E foi justamente neste momento que o encontro se tornou um laboratório para incremento do Palco Giratório, criado pelo Sesc Nacional, em 1998, com foco na valorização do artista, no debate, na reflexão e no diálogo dentro das artes cênicas. Assim, em 1999, surgiu a “Mostra Sesc Cariri de Teatro”.

O público, então, teve a oportunidade de conferir diversos espetáculos, entre artes cênicas, música e folguedos da cultura de tradição, além de oficinas, palestra e bate-papo, realizados na unidade do Sesc Crato e em diversos outros espaços da cidade. Não demorou muito para que não só os espectadores, mas os artistas, comerciantes, empreendedores e autoridade se entusiasmassem com a programação, antes mesmo de sua realização, e também de toda a movimentação que estava acontecendo na cidade.

Desde então, a Mostra Sesc de Culturas só se fortalece, consolidando-se como palco e seleiro das tradições e da cultura. E como forma de seguir mostrando ao mundo o que a nossa arte tem de melhor, a edição 2020 vem com uma programação 100% made in Ceará, 100% digital, para que todos, em qualquer lugar, conheçam os talentos da terrinha. Aguarde!

Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.