Chapada do Araripe

Situada na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, a Chapada do Araripe é um lugar de natureza incrível, imensa biodiversidade da fauna e flora, fontes naturais, grutas, sítios paleontológicos e arqueológicos que guardam muita história, além de uma riquíssima e pulsante cultura popular. Pra se ter uma ideia, a Chapada é tão diversa que abraça quatro biomas: mata atlântica, caatinga, cerrado e carrasco – praticamente um resumo da biodiversidade do nosso Nordeste.

Em 2019, o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc Ceará e em parceria com a Fundação Casa Grande, lançou o I Seminário da Chapada do Araripe – Patrimônio dá Humanidade, em busca do reconhecimento dos saberes e práticas culturais do sítio arqueológico. O evento deu início à campanha, reunindo palestrantes do Brasil e do mundo, representantes de diversas instituições, agentes culturais da região e mestras e mestres da cultura popular. Desde então, o Seminário se consolidou e acontece um mês antes da Mostra Sesc Cariri de Culturas.

Para esta edição, a Mostra traz como tema A Flora do Bioma da Chapada do Araripe, levando ao evento o vasto mundo botânico da Chapada, um convite para que todo mundo conheça e valorize mais o que brota do nosso chão, além de reforçar a campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade.

Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.