Sobre a Mostra

Um mar de manifestações artísticas invade o Ceará com a Mostra Sesc de Culturas, idealizada pelo Sesc Ceará, que nesse ano chega a sua vigésima segunda edição, consolidada como um dos maiores eventos culturais do Brasil. A Mostra, que não possui caráter competitivo, acontece no mês de novembro durante oito dias de efervescência cultural. Nesse processo de evolução e de transformações, a Mostra já incorporou novas linguagens, novos territórios, a exemplo da edição do Sertão Central, realizada em 2019, e novas ações, como forma de se aproximar dos novos hábitos e comportamentos da sociedade.

Em 2020 não poderia ser diferente. Diante do atual cenário, a Mostra Sesc de Culturas tem agora o desafio de ser realizada totalmente online, mas sem perder a essência de promover diálogos e propagar o que a nossa cultura tem de melhor, em suas mais variadas formas e vertentes. Assim, de suas casas, os espectadores terão a oportunidade de sentir todo aquele clima de emoção, diversão, orgulho e realização, que sempre se fez presente nos shows, espetáculos, encontros, exposições, bate-papos, apresentações de grupos de tradição, visitas aos museus orgânicos e muito mais.

E o melhor: toda a programação deste ano será 100% made in Ceará, contribuindo para construção e, principalmente, a difusão da nossa identidade cultural. Dessa forma, a Mostra Sesc de Culturas vai incentivar a valorização de nossas identidades culturais, assim como promoverá a cultura popular cearense em um espaço digital, sem barreiras e fronteiras, que funcionará de vitrine para o mundo.

Braço social do Sistema Fecomércio-CE, o Sesc é uma das instituições que mais investe e promove a cultura. Só para se ter uma ideia, a Mostra Sesc de Culturas Cariri de 2019 percorreu, por exemplo, 23 cidades, levando muita música, literatura, artes visuais, audiovisual, tradição popular e artes cênicas. Foram mais de 2.600 participantes, entre artistas e mestres da tradição, e 306 apresentações em 74 espaços ativados, que agitaram e aqueceram mais de 320 mil espectadores. Além disso, este ano, o Sesc criou o Tudo em Casa Fecomércio, como forma de seguir com as ações programáticas e também oferecer conteúdos culturais de qualidade, contribuindo com o bem-estar e o aprendizado do público durante o isolamento social. De março até meados de setembro, foram realizadas 927 ações online, reunindo um público de mais de 488 mil pessoas. Já em abril, foi lançada a campanha Sintonia do Bem, com realização de lives solidárias que já foram vistas por mais de dois milhões e 232 mil pessoas e arrecadou, em quatro meses, mais de 216 mil quilos de alimentos, produtos de higiene, álcool gel, máscaras e camas hospitalares, para o programa Mesa Brasil.

E vai ser assim que a Mostra Sesc de Culturas vai mostrar para o mundo o que a nossa arte tem de melhor. Vem aí uma programação especial, que congrega as mais variadas manifestações e linguagens, como forma de contribuir com a construção e difusão da identidade cultural do Ceará. De qualquer lugar do mundo, todos terão a chance de conhecer os talentos da terrinha.

Se amostra pro Mundo, Ceará!

A mostra em números
3.877
ações estimadas
70t
alimentos doados em 2018 e 2019

Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.